Ficha Técnica | ||
Título: “O menino selvagem” País de origem: França Direcção: François Truffaut Tempo de duração: 1h21m Ano: 1970 | ||
Análise Globalizante | ||
Exposição das ideias principais | Com este filme ficámos a perceber que a educação é muito importante para a formação do ser humano. | |
Apresentação dos aspectos positivos / negativos | Os aspectos positivos foram: A dedicação que o Dr. Itard deu ao menino, assim como a sua reintegração na sociedade. A dedicação, o empenho e o sucesso gradual que foi atingido, revelou a importância que tem a afectividade Os aspectos negativos foram: A forma bárbara e agressiva, como a sociedade recebeu o menino. | |
Pertinência pedagógica | Foi pertinente, registar situações, reflectir sobre elas e avaliá-las. | |
Palavras-chave | Isolamento, aprendizagem, regra, infância, Inclusão, sociedade, cultura, afectividade e educação. | |
Análise Concentrada | ||
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história) | O filme “L´ Enfant Sauvage d´Averyon,” relata a história de uma criança de onze ou doze anos que foi capturada num bosque, tendo vivido afastado da sua espécie e ficando à guarda do Dr. Jean Itard, que lhe proporcionou a sua integração na sociedade. Já em casa deste médico foi baptizado de Victor, por se mostrar sensível ao som “o”, e aqui começa a dar os primeiros passos nas suas aprendizagens. Primeiro na parte motora, nos hábitos sociais, na linguagem. No raciocínio e nos sentidos. Ao fim de algum tempo, o menino foge para a floresta, mas rapidamente se apercebe que não consegue mais viver ali e, volta para casa do Dr. Itard. Quando foi capturado andava como um quadrúpede, tinha hábitos anti-sociais, não falava, não se interessava por nada e a sua face não mostrava qualquer tipo de sensibilidade. Toda a sua existência se resumia a uma vida puramente animal. Assim, o seu isolamento passado condicionou a sua aprendizagem futura, que deveria ter sido realizada durante a sua infância. Desta forma, o menino selvagem não só tinha que lutar contra o seu passado como contra a idade avançada para uma aprendizagem. Conseguiu, pouco a pouco, impor-se face à natureza, ao instinto, adquirindo cultura e atingindo outra forma de liberdade, que concorre para a formação do Homem. O facto, do menino não ter competências a nível intelectual dificultou as suas acções na sua vivência em sociedade. Aprendeu também a desenvolver a afectividade, o que foi considerado um grande progresso. Pois à medida que esta afectividade se foi desenvolvendo entre o menino e o Dr. Itard ou a Mme. Guérin, a aprendizagem foi-se tornando mais fácil. | |
Auto-avaliação | O Homem depende de uma sociedade e de uma cultura. |
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Ficha Filmica "O Menino Selvagem"
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ResponderEliminarEste filme fez- me reflectir, pois as pessoas com deficiência mental passaram a ser consideradas passíveis de serem educadas, graças ao trabalho do médico Jean Itard, Este médico foi considerado o primeiro teórico de Educação Especial, com o menino Victor de Aveyron, conhecido como “menino selvagem”.
Outro aspecto é a importância da socialização tão essencial para uma plena integração na sociedade.