segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A importância da organização do Espaço no Jardim de Infância

A Importância da organização do Espaço no Jardim de Infância
Ou não fosse eu educadora para falar nestas coisas.  Perdoem-me aqueles que estão fartos de nos ouvir falar das nossas crianças, dos nossos meninos, mas parece-me importante dar um cheirinho da forma com se organiza o espaço no Jardim de Infância e o que ele proporciona para o desenvolvimento das crianças. Apesar de a rede pública já existir há 30 anos, ainda há desconhecimento por parte da maioria da população continuando-se a pensar que o Jardim de Infância é um local de guarda, onde as crianças brincam felizes e há lá umas educadoras que têm muito jeitinho para fazer coisas bonitas. Esquecem-se que essas educadoras tiveram de tirar um curso, que até é superior, e por isso deve haver mais alguma coisa por detrás do que elas ou eles (também há educadores homens felizmente) fazem quando parece que estão a brincar com os meninos. Também se esquecem que é na primeira infância que as crianças mais aprendem e estão mais receptivas, que a sua personalidade se forma, que adquirem valores para o resto da vida.   Conhecem o escritor Robert Fulghum? Escreveu um livro com o título "Tudo o que eu devia saber na vida aprendi no Jardim de Infância" publicado em Março de 1992 pelo Círculo de Leitores. Este livro mostra bem a importância que o jardim-de-infância tem para as crianças.
Se forem à vossa memória, a longo prazo, certamente se vão lembrar de muitas coisas da infância que vos marcaram e vos fizeram crescer e ser as pessoas que hoje são enquanto aquilo que é mais recente, embora possa contribuir para o nosso enriquecimento, não é o que valorizamos mais.


A Importância da organização do Espaço no Jardim de Infância

Área" é um termo habitual na educação pré-escolar para designar formas de pensar e organizar a intervenção do educador e as experiências proporcionadas às crianças.
As áreas de conteúdo supõem a realização de actividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia. Se a criança aprende a partir de acção, as áreas de conteúdo são mais do que áreas de actividades pois implicam que a acção seja de descobrir relações consigo própria, com os outros e com os objectos, o que significa pensar e compreender.  

A organização  do espaço, no jardim-de-infância, reflecte as intenções educativas do educador pelo que  os contextos devem ser adequados para promover aprendizagens significativas,  alegria, o gosto de estar no jardim e que potenciam o desenvolvimento integrado das crianças que neles vão passar grande parte do seu tempo.
As áreas ou os espaços criados na sala do Jardim de Infância não são estanques. Pode-se e deve-se criar novas áreas indo ao encontro do interesse do grupo de crianças, mediante os projectos que se estiverem a desenvolver. As mudanças são feitas com o grupo. Desta forma familiarizam-se com o espaço e participam no processo de organização.

“O conhecimento não prove, nem dos objectos, nem da criança, mas sim das interacções entre a criança e os objectos”. - Jean Piaget

Área do Acolhimento

É um local de reunião, onde todos se sentam em roda para partilhar vivências, contar histórias, cantar, realizar alguns jogos, sendo este também o local onde programamos todo o trabalho que pretendemos realizar ao longo do dia, planifica-se com o grupo, preenchem-se os quadros de gestão do grupo, fazem-se avaliações através de registos gráficos e outros. Não é um espaço exclusivo do acolhimento, visto ser também um espaço que as crianças utilizam nas actividades de trabalho autónomo.
                                         
                                      

Área do Jogo Simbólico

Esta área inclui a “casinha das bonecas”, a “arca das trapalhadas e os fantoches. As crianças podem fazer dramatizações, fantoches, teatro se sombras, histórias, brincadeiras de imitação dos modelos familiares…
  
 
      
             
Área da Biblioteca

Nesta área a criança manuseia livros, inventa histórias, “lê” histórias, conta histórias, manuseia ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias...



Área da Expressão Plástica 

Nesta área a criança experimenta vários materiais e suportes, realiza artefactos com materiais reutilizáveis, realiza colagens, pinturas, desenhos com variadas técnicas, manuseia tesouras, agulhas, colas, experimenta e treina noções de espaço relativos ao suporte que nele se inscreve


Área dos jogos e construções

Nesta área a criança experimenta construções a três dimensões; Faz actividades de iniciação à matemática que implicam comparações e seriações, sequências, alternâncias, tamanhos, peso, forma, cor; Experimenta materiais que promovem noções de lateralidade; Faz actividades de experimentação de noções espaciais como: puzzles, construções, pistas de carros

Área da escrita

Nesta área a criança tem contacto com o código escrito de uma forma informal. Brinca com letras, copia-as, faz tentativas de escrita, imita a escrita e a leitura, familiariza-se com o código escrito, percebe que há uma forma de comunicar diferente da linguagem oral, percebe as funções da escrita
Não se trata de uma introdução formal e “clássica” à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita.

Área da matemática

Esta área está interligada especialmente com a área dos jogos onde a criança, podendo ser criada separada em função dos interesses do grupo.
Área das novas tecnologias
 
                         

Nesta área a criança usa o computador para jogar jogos didácticos com diversos temas para o seu desenvolvimento. O código informático pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática.


Recreio exterior
                                      
Nesta área a criança brinca livremente; Faz actividades de motricidade; Faz exploração do espaço; Interage com outros



E assim actividades lúdicas e actividades expressivas se entretecem e entrelaçam para um pleno desenvolvimento da personalidade infantil”.
(M.E. Perspectivas de Educação em Jardins de Infância; s/d, p. 20.)  



Sitografia:

Jezabelcoutinho.blogs.sapo.pt/454.html

2 comentários:

  1. Sem dúvida que, como educadores de infância, temos que ter presente as áreas de conteúdo para planificar-mos a acção educativa. Na minha opinião a organização do espaço sala deve ser feita com as crianças e as áreas não devem ser estanques. Algumas áreas podem surgir ao longo do ano de acordo com os interesses e necessidades das crianças.

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