domingo, 9 de outubro de 2011

Portfolio: o que é

“Compilação, organizada e intencional, de
Evidências que documentam o
Desenvolvimento e a aprendizagem de uma,
Criança realizada ao longo do tempo.”
(McAfee e Leong, 1997)
Declaração de Salamanca
Realizada entre 7 e 10 de Junho de 1994 na cidade Espanhola de Salamanca a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
A inclusão de crianças, jovens, e adultos com necessidades educativas especiais dentro do sistema regular de ensino é a questão central, sobre a qual a Declaração de Salamanca discorre.
CIF – Classificação internacional de funcionalidade
Diz-nos a Organização Mundial da Saúde (O.M.S.), que a CIF é uma classificação com múltiplas finalidades, para ser utilizada de forma transversal em diferentes áreas disciplinares e setores… saúde, educação, segurança social, emprego… e de legislação em geral e alterações ambientais. Foi por isso aceite pelas nações unidas como uma das suas classificações sociais, considerando-se como o quadro de referência apropriado para a definição de legislação internacionais sobre os direitos humanos, bem como de legislação nacional.
Educação e formação
O conceito de formação está intimamente ligado ao da educação.
No pensamento pedagógico alemão, o conceito de formação significa:
“ O ser humano nasce indivíduo e está destinado a converter-se em pessoa”.
Na perspetiva de (Thumus)
Ontem como hoje…
A ideia de projeto
“Tudo parece apontar que (bons níveis de desenvolvimento para um maior número de alunos) poderá vir a ser conseguido (…) se os conteúdos curriculares se tornarem significativos para professores e alunos(…) o trabalho por projetos poderá constituir uma resposta”.
    Cortesão L. (2002)
Projeto:
Um “projeto” distingue-se de uma mera atividade de ensino aprendizagem pelo sentido que possui, pela intencionalidade que o orienta, pela organização que pressupõe, pelo tempo de realização que o acompanha e pelos efeitos que produz”, Como tal, “envolve uma articulação entre intenções e ações, entre teoria e prática, organizada num plano que estrutura essas ações”.
Leite, C, Gomes, L. Fernandes, P.- projetos curriculares de escola e de turma: conceber, gerir e avaliar, porto Edições Asa, 2001

sábado, 8 de outubro de 2011

Didática:
“É o discurso através do qual o conhecimento pedagógico do ensino foi pensado de modo a torná-lo no objeto central do seu trabalho”.
                                   Olga Lúcia Zulvaga
Ensino:
É aquele processo intencional e planeado para facilitar que determinados indivíduos se apropriam criativamente de alguma porção do saber com a intenção de elevar a sua formação. O ensino pode ser formal e não formal, escolar ou desescolarizado.
                                 Rafael Ochoa Flórez, 1997
Pedagogia:
Discurso sobre a educação como processo de socialização, de adaptação. Em sentido estrito, por pedagogia, entende-se o saber rigoroso sobre o ensino, que se tem vindo a validar e sistematizar desde o século XX como uma disciplina científica em construção com seu campo intelectual de objetos e metodologia de investigação próprios, segundo cada paradigma pedagógico. Hoje em dia não se pode confundir pedagogia com didática, nem com ensino nem com educação, como se fazia antigamente”.
                           Rafael Ochoa Flórez, 1997
Relação educativa:
“A educação é uma relação entre dois ou mais seres humanos e essa relação localiza-se na encruzilhada do processo educativo, o ponto onde converge todo o saber pedagógico”.

                              Gaston Mialaret
Educação:
“É uma acção exercida por um sujeito ou grupo de sujeitos, ação que é aceite e mesmo procurada pelo sujeito ou grupo de sujeitos, que vai levar a uma modificação profunda, de tal forma que forças vivas nasçam nos sujeitos, tornando-se eles mesmos elementos ativos desta ação exercida sobre eles próprios”.
                   - Gaston Mialaret-